CAVAG- CURSO DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA- CENEA



Síntese da História da Aviação Agrícola no Brasil
         
          No ano de 1946 um ataque maciço de gafanhotos (Schistocerca cancelata) devasta a região Sul do Brasil, mais precisamente a região de Pelotas (RS). O Engenheiro Agrônomo Leôncio Fontelles, Chefe do Posto de Defesa Agrícola do Ministério da Agricultura em Pelotas e o Comandante Clóvis Candiota, utilizando um avião de instrução modelo Muniz M-7 (Prefixo PP-GAP) do aeroclube de Pelotas, realizaram em 19 de Agosto de 1947 a primeira aplicação aérea no Brasil.

          Esse trabalho conjunto entre Leôncio Fontelles e Clóvis Candiota teve repercussão nacional e “marcou” o dia 19 de Agosto como o “Dia Nacional da Aviação Agrícola”. O piloto civil Clóvis Candiota é considerado o Patrono da Aviação Agrícola no Brasil.
   
          Existem ainda outras datas e eventos importantes para a aviação agrícola no Brasil, dentre elas podemos citar:

a) Em 1967 foi realizado o primeiro CAVAG (Curso de Aviação Agrícola – 02/09 a 12/12/67).
b) Em 19 de Agosto de 1969 foi criada a Empresa Brasileira de Aeronáutica EMBRAER.
c) Em 1970 o avião agrícola EMB 200 Ipanema, batizado PP-ZIP, fez seu vôo inaugural no dia 30 de Julho.

          Durante toda a década de 70 a aviação agrícola teve grande desenvolvimento. Nessa primeira década de fabricação do avião agrícola nacional Ipanema foram produzidas aproximadamente 400 aeronaves. Durante o período de 1970 até o ano de 2005 foram produzidas um número estimado de 1.050 aeronaves agrícolas Ipanema.

          Dentre os novos projetos de aviões agrícolas nacionais, merece destaque o avião agrícola KA-01, que está sendo desenvolvido pela empresa nacional Kraüss Aeronáutica. O novo avião agrícola KA-01 terá capacidade para 2.000 litros de produto agrícola e será equipado com uma turbina de 750 SHP. Fonte: http://www.pulverizar.com.br/aviacao.htm




CARTÃO POSTAL ALUSIVO AO DIA DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA
FOTO DE MARCO TOLEDO



AVIÃO PIPER PAWNEEE 235 EMPREGADO NA INSTRUÇÃO DE PAGR- 1979
FOTO DE CMT DELFINO

AVIÃO PIPER PA-18  150 HP BIPLACE- UTILIZADA NOS PRIMEIROS VÔOS DE AVALIAÇÃO
FOTO DE CMT. DELFINO

CAVAG 1979- foto de CMT. DELFINO





HOMENAGEM DA CONAL/ SOROCABA QUE PRESTAVA ASSISTÊNCIA TÉCNICA AO CAVAG
FOTO DE MARCO TOLEDO





ALUNOS DO PAGR DE 1979- FOTO DE CMT. DELFINO

TORRE DE CONTROLE- CAVAG- CENEA- FOTO DE CMT. DELFINO


ABASTECIMENTO DA AERONAVE IPANEMA- FOTO DE CMT. DELFINO

FOTO DE CMT.  DELFINO

MOLDURA EM TELA- CMT. DELFINO

AVIÃO IPANEMA- CMT. DELFINO






SOBREVOANDO OS CAMPOS (D)- CMT. DELFINO


SOBREVOANDO O CAVAG- CMT. DELFINO

ALUNOS DO PAGR DE 1979 AGUARDANDO EMBARQUE- CMT. DELFINO


IPANEMA- CMT. DELFINO

SOBREVÔO AOS FUNDOS O MORRO ARAÇOIABA- 1979- CMT. DELFINO

PARCIAL DO PAINEL DO IPANEMA- CMT. DELFINO

ALINHAMENTO PARA INSPEÇÃO E DECOLAGEM- 1979- CMT. DELFINO

SOBREVOANDO COM CHUVA- CMT. DELFINO

FORMAÇÃO PARA DECOLAGEM- CMT. DELFINO

BRIEFING COM INSTRUTORES- FOTO DE CMT. DELFINO

FOTO DE CMT. DELFINO

A TEMÍVEL TESOURA, PARA QUEM ERA CORTADO DO CURSO

FOTO DE CMT. DELFINO

FOTO DE CMT. DELFINO



TURMA DE 1979- CAVAG- CENEA- MA- FOTO DE CMT. DELFINO







CAVAG 1969

CAVAG 1969

TROTE ENTRE OS PILOTOS EM 1969- CAVAG

TROTE ENTRE OS PILOTOS EM 1969- CAVAG

TROTE ENTRE OS PILOTOS EM 1969- CAVAG


AERONAVE IPANEMA POUSANDO

CAVAG IPANEMA- 1984- ENSAIO DE PULVORIZAÇÃO

MANHÃ FRIA DE JULHO EM 1966- CAVAG IPANEMA

HANGAR 3 - CAVAG IPANEMA

AERONAVE IPANEMA NA CONAL EM SOROCABA- 1970

CAVAG IPANEMA- TROTE ENTRE PILOTOS

TROTE ENTRE PILOTOS- CAVAG IPANEMA

ASPECTO DOS CAMPOS DE PULVORIZAÇÃO- IPANEMA- 1982

AVIÕES IPANEMA EM 1966- CAVAG CENEA IPANEMA

AVIÃO SEMEADOR DE SEMENTES

PILOTOS APÓS OS TROTES- AO FUNDO UM P.A- 18 DE INSTRUÇÃO

IPANEMA POUSANDO EM LOCALIDADE DESCONHECIDA


VÔO DE PULVORIZAÇÃO- CANAVIAL ALCOLÉA EM ARAÇOIABA DA SERRA, AO FUNDO O MORRO IPANEMA- 1982

AVIÃO IPANEMA COM LANÇADOR DE SEMENTES DURANTE O PLANTIO- CAVAG/ CENEA- 1982

AVIÃO IPANEMA NA BASE DO CACHIMBO/ PARÁ- 1981

Destilaria Brasil Central fazenda Cana Brava/ Goiás- safra 1981 e 1982 (semeadura)

AVIÃO IPANEMA SINISTRADO EM 1968

QUEDA DO AVIÃO IPANEMA NO CAMPO "A", OBSERVA-SE O DESENHO DO PORTÃO DE IPANEMA NA CAUDA DO AVIÃO

QUEDA DE OUTRO AVIÃO IPANEMA AO LADO DA PISTA DE POUSO EM IPANEMA- CAVAG/ CENEA

VISTA DO AVIÃO APÓS QUEDA EM IPANEMA- CAVAG

QUEDA DO IPANEMA

NESSA QUEDA O PILOTO SAIU COM VIDA- CAVAG- CENEA



POLICIAIS MILITARES DE IPERÓ ELABORANDO A OCORRÊNCIA DA QUEDA DO PP-FDY IPANEMA
CAVAG- CENEA. DE CAMISA AZUL É O ROBERTO, DE CAMISA BRANCA É O DURVAL "NEGO"/ MECÂNICO DE AERONAVES E PILOTO AGRÍCOLA, O DE MACACÃO LARANJA É O PILOTO QUE ESTAVA NO IPANEMA- 1984

POLICIAIS MILITARES DE IPERÓ ELABORANDO A OCORRÊNCIA DA QUEDA DO PP-FDY IPANEMA. CAVAG- CENEA. DE CAMISA AZUL É O ROBERTO, E DE CAMISA BRANCA É O DURVAL "NEGO"/ MECÂNICO DE AERONAVES E PILOTO AGRÍCOLA, O DE MACACÃO LARANJA É O PILOTO QUE ESTAVA NO IPANEMA- 1984

Personagens da Aviação Agrícola no CENEA- o segundo da direita para a esquerda, CMT. Deodoro Ribas, o quinto: José Carlos Christofoletti.